Dias de Carnaval: você sabe o que é Alegoria?

Os foliões estão nas ruas e aqueles mais distraídos podem não saber o significado da palavra Alegoria: representação figurativa que transmite um outro significado para além da expressão literal.

É uma das maiores expressões artísticas do mundo, em termos culturais, a representação por exemplo dos carros alegóricos que podem trazer inúmeros temas, sempre de acordo com as variações de conteúdo do samba escolhido para representar a escola.

As alegorias são, por exemplo, uma Ala de Índios à frente de um carro alegórico que representa o Brasil. Os passistas que vestem suas fantasias de indígenas "não são índios" mas representam este símbolo dos primeiros habitantes da Terra de Santa Cruz.

Portanto, "uma alegoria sustenta-se por mais tempo e de maneira mais completa sobre seus detalhes, do que uma metáfora; e apela à imaginação da mesma forma que uma analogia apela à razão" (www.dicionarioinformal.com.br).

Taí, você hoje não leu sobre Limpeza de Estofados mas, por outro lado, ficou um pouco mais informado sobre as peculiaridades e curiosidades do Carnaval, esta festa que arrasta multidões pelas ruas nesta época.

Os comentários estão fechados.