Como Remover Mofo e Bolor dos Móveis

Com o Verão vem também a chuva e são grandes os problemas que o excesso de chuva pode causar em uma residência. Dos alagamentos às goteiras, o aumento da umidade dentro da sua casa pode provocar bolor e mofo em paredes, móveis, além de roupas e outros objetos.

Bolor e Mofo são causados por fungos mas não são a mesma coisa. Bolor é a camada inicial do mofo que infecta os objetos e pode ser facilmente removido com um pano úmido. Já o mofo deixa ponto escuros mais difíceis de ser retirados, especialmente em objetos fibrosos e tecidos.

Algumas dicas para que você consiga conservar seus móveis por mais tempo - Maxi Clean

Dica 1: Ao detectar uma superfície com umidade elevada procure deixar sempre limpa e arejada para evitar o aparecimento do mofo.

Dica 2: Caso haja goteiras ou infiltrações em sua casa, conserte-as o mais rápido possível. Verifique constantemente se não há a formação de mofo em locais da sua casa. Dê atenção especial a cômodos pouco arejados ou a móveis fechados, como armários.

Dica 3: Uma vez instalado no local o mofo pode ser retirado com vinagre, que é uma solução de ácido acético, muito eficiente para eliminar o mofo. Misture o vinagre branco com um pouco de água morna e passe nos móveis mofados.

Dica 4: Uma dica muito utilizada de como tirar o mofo dos móveis é colocar uma panela com 1 litro de vinagre branco fervendo dentro do armário, deixe-a 2 horas destampada dentro do móvel fechado, para que ele penetre na madeira. Depois retire a panela e passe um pano molhado com o próprio vinagre por dentro e por fora do móvel.

Dica 5: Para mofo nas paredes utilize vinagre ou lixívia (água sanitária), pois eles ajudam a eliminar o problema.

Dica 6: Para as roupas ou cobertores guardados por meses, antes de utiliza-los novamente deixe-os por algumas horas ao sol. Pode pulverizar com uma mistura de amaciador da roupa com agua. Agite bem e pulverize nos cobertores. Ao secar vão ficar a cheirar bem.

Dica 7: Permaneça sempre que possível com as janelas abertas, criando um ambiente bem iluminado e arejado. Evite também o uso de carpetes, que além de contribuir para a ausência do mofo, cria um ambiente mais saudável.

Dica 8: Uma dica simples e eficaz de como tirar o mofo dos móveis é colocar dentro dos móveis, alguns pedaços de giz escolar ou saquinhos cheios de cal.

Dica 9: Para eliminar o mofo em móveis de madeira, coloque álcool gel em uma esponja bem macia, passe sobre a madeira mofada lentamente. Depois, faça movimentos com um pano seco sobre a mesma superfície para retirar os excessos.

Dica 10: Para eliminar o modo em alguns móveis como cômodas e racks, principalmente na parte traseira que fica encostada a parede. Limpe com um pano úmido e depois aplique um pouco de lustra móvel, que cria uma camada fina de silicone que impede a volta do bolor. Repita por algumas vezes se perceber que ainda não eliminou totalmente o fungo.

Repita esses passos algumas vezes para remover o mofo e o bolor completamente. Depois, basta deixar o ambiente secar. Certifique-se de que ele esteja bem arejado para que toda a umidade seja eliminada.

Fonte: www.baudasideias.net/dicas

 

Os comentários estão fechados.